Dia dos Mortos: Conheça Tudo sobre a Comemoração mais famosa do México

Dia dos Mortos: Conheça Tudo sobre a Comemoração mais famosa do México

O famoso Dia dos Mortos Mexico (Dia De Los Muertos) é um feriado de dois dias que ocorre oficialmente no dia 2 de novembro, com o objetivo de reunir os vivos e os mortos. 

As famílias criam oferendas (Oferendas) para honrar seus familiares falecidos que passaram. 

Estes altares são decorados com flores amarelas de calêndula, fotos dos falecidos, comida  e bebidas favoritas do que está sendo homenageado. 

Altar Dia de los Muertos no Mexico

Acredita-se que as oferendas com pertences dos mortos facilitam suas visitas na terra, com muito mais animação, enquanto as almas falecidas ouvem as suas músicas, cheiram os seus alimentos e se juntam às celebrações!

Definitivamente, o Dia dos Mortos é um feriado raro para celebrar a morte e a vida. É completamente  diferente de qualquer outro feriado onde o luto é trocado por celebração, festividades e muita, mas muita cor.

Anel de Caveira Mexicana em Prata

Descubra agora, tudo o que se passa na comemoração que virou patrimonio cultural da Unesco, e quem sabe, reserve suas passagens para o dia 2 de novembro, porque com certeza, vai valer muito a pena!!

Dia dos Mortos México: Qual Origem da Celebração

Dia dos Mortos Celebraçao

A história da celebração pelo Dia dos mortos no México é de origem indígena e existe desde o tempo dos astecas e dos maias, há mais de três mil anos em rituais que honram as mortes dos Astecas, dos Nahuas, dos Toltecas e de outros povos que viveram no centro do México. 

Para esses povos, chorar os mortos era desrespeitoso, pois a morte era considerada parte integrante do ciclo da vida e as pessoas falecidas como membros da comunidade. Originalmente, esta festa era celebrada em agosto.

Pulseira de Caveira Mexicana

Depois da colonização espanhola das Américas no século XVI, O desenvolvimento destas festividades eventualmente mudou-se para se juntar com as festas cristãs ocidentais do Dia de Todos os Santos e a Comemoração dos fiéis defuntos que se desenrolam no final de outubro e início de novembro. Durante o século XX, a maior parte das regiões do México optaram o dia 1 de novembro como o «Día de los Angelitos» para homenagear as crianças e os lactentes falecidos e o dia 2 de novembro como o «Día de los Muertos» para honrar todos os falecidos.

Quando é o Dia do Ritual Mexicano

Quando é o Dia dos Mortos

A data varia muito conforme as regiões do México, mas como de costume as comemorações acontecem da seguinte maneira:

  1. Dia 1 de novembro as 12 h  Celebração dos Espíritos das Crianças ou Dia de Los Angelitos
  2. Dia 2 de novembro as 12 h Celebração dos Espíritos dos Adultos ou Dia de Los Difuntos
  3. Dia 2 de novembro as 23 h 59 Celebraçao dos Espiritos de todos os Mortos ou Dia de los Muertos

No Dia de los Angelitos (Dia dos anjinhoss) a cerimónia começa no feriado à meia-noite do dia 1 de novembro, onde os espíritos de todas as crianças falecidas são acreditados para se reunir com suas famílias por 24 horas.

Dia de Los Angelitos MexicoAs famílias constroem um belo altar, conhecido como Ofrenda, com as comidas prediletas da criança falecida, brinquedos e fotografias para incentivar uma visita de seus filhos falecidos. Os nomes das crianças falecidas serão muitas vezes escritos em Calaveras de Açucar.

Almofadas de Caveira Mexicana

À meia-noite do dia seguinte (2 de novembro), as celebrações mudam para honrar as vidas dos adultos que partiram. A noite é regada a tequila e memórias divertidas, como na noite anterior. No entanto, os Ofrendas assumem um tema adulto com bebidas alcoólicas, pan de Muerto, Mezcal, pulque e frascos de Atole.

Dia dos Mortos 2 de novembro AdultosO último dia é o grand finale e celebração pública de Dia de Muertos. Nos tempos mais recentes, as pessoas se reúnem em suas cidades, vestidas com rostos pintados de Calavera (Esqueletos) e fazem desfiles nas ruas. Visitas ao cemitério também são comuns no último dia, já que as famílias vão decorar os túmulos com flores, presentes e caveiras de açúcar com o nome do falecido. É costume limpar a lápide e restaurar a cor.

Como o Dia de los Muertos é Comemorado no México Atualmente?

Dia dos Mortos Comemoraçao atual

Durante as festividades contemporâneas do Dia dos Mortos, as pessoas comumente usam máscaras cranianas, e visitam os túmulos dos seus entes queridos ou erigem ofrendas nas suas casas.

Os túmulos são decorados com diversas ofertas: flores cor laranja (conhecida no México como a «flor dos mortos»), «pan de muerto» (o «pão dos mortos», um pão doce decorado com a massa em forma de crânios e de esqueletos), abóbora cristalizada e crânios de açúcar.

Pan de Muerto Imagem

O pan de Ánimas dos rituais do Dia de Todas as Almas na Espanha se reflete no pan de Muerto, o tradicional doce cozido bem de celebrações do Dia dos Mortos hoje.

Assista ao Video da Celebração:

Altar de Muertos

Altar Dia de Muertos

A peça central da celebração do Dia de Muertos é um altar, ou Ofrenda, construído em casas particulares e cemitérios. Estes não são altares para adoração; em vez disso, eles são destinados a acolher os espíritos de volta ao reino dos vivos.

Como tal, eles são carregados com oferendas de água para saciar a sede após a longa jornada, comida, fotos de família, e uma vela para cada parente morto. Se um dos espíritos é uma criança, você pode encontrar pequenos brinquedos no altar.

Quadro de Caveira Mexicana

Malmequeres são as principais flores usadas para decorar o altar. Espalhadas do altar ao túmulo, as pétalas de calêndula guiam as almas errantes de volta ao seu lugar de descanso. A fumaça do incenso Copal, feito de resina de árvore, transmite louvor e orações e purifica a área ao redor do altar.

Altar Mexicado para Mortos

Os Altares Mexicanos são divididos em sete partes:

  1. Arco: é comum de se fazer um arco decorado com flores. O arco representa a passagem entre a vida e na morte. 
  2. A base: geralmente coloca-se uma base que sustente o altar e seu niveis
  3. Foto da Pessoa a quem o altar é dedicado no nível superior do altar no centro. 
  4. Copo de Água: a água é uma fonte de vida e representa pureza. Sacia a sede dos espíritos.
  5. Velas: Velas representam luz, fé e esperança. A chama guia os espíritos em sua jornada.
  6. Flores em vasos ou pétalas: para espalhar no altar. 
  7. Frutas, pão e comida: frutas sazonais e pão especial chamado pan de Muertos são geralmente colocados no altar com outros alimentos que a pessoa desfrutava na vida.

Caveiras de Açucar 

Caveiras de Açucar Mexico

As Calaveras de Açucar surgiram em tempos pré-históricos, quando o crânio (de verdade) era uma figura predominante nas sociedades e culturas mesoamericanas em vários aspectos e representações.

Uma dessas representações era o Tzompantli, um rack de madeira em que os crânios de prisioneiros de guerra ou sacrifícios humanos eram exibidos. Essas civilizações acreditavam em uma vida espiritual após a morte, e assim esses crânios eram uma oferenda ao deus do submundo, Mictlantecuhtli, que garantiria uma passagem segura para à terra que ele governava. 

Adotados pela cultura e mexicana que guardavam os cranio de seus familiares, com o tempo começaram a introduzir crânios de açúcar, pois poderiam ser comidos depois.

Os crânios de açúcar são preparados com uma massa composta de açúcar, limão, água quente e outros ingredientes que é prensada em moldes em forma de crânio, que são pintados e decorados. De fato, os crânios são o tema central do Dia dos Mortos: as pessoas usam-nos de máscara e comem chocolates ou rebuçados em forma de crânio. 

A Caveira Mexicana: Simbolo do Dia dos Mortos

Caveira Mexicana

O significado da Caveira Mexicana no Dia dos Mortos, é a memória da vida de que se levou, e as pessoas a quem cativamos. O símbolo do crânio colorido é para lembrar com felicidade e alegria das pessoas queridas que já estiveram fisicamente na terra, e que somos todos iguais perante a morte. Por isso são usadas muitas cores e flores, para dar alegria e transmitir paz, que a morte é somente uma passagem, e que se fizermos o bem em terra, encontraremos o paraíso eterno.

Catrina Mexicana

Mulher vestida de Catrina Mexicana

O famoso esqueleto em forma de mulher com o chapéu, ganhou vida no início de 1900 pelo artista José Guadalupe Posada. Posada era um cartunista polêmico e político que era apreciado pelo povo e que desenhava e gravava esqueletos (cálaveras) de uma forma satírica para lembrar as pessoas de que todos eles acabariam mortos no final. Diz-se que ele desenhou o esqueleto feminino elegante com um chapéu de penas porque alguns mexicanos tinham aspirações de parecer ricos e aristocráticos como os europeus da época.

Leggings Catrina Mexicana

La Catrina é sobre viver seu verdadeiro e não fingir ser alguém que você não é. Não importa como você se parece e de onde você vem você vai acabar um esqueleto no final com todos os outros!

Dia dos Mortos Atualmente: 6 Fatos e Curiosidades

Dia dos Mortos Mexico Curiosidades

  1. ) Não é o mesmo que HalloweenCalavera do Mexico

    Enquanto o Halloween é comemorado outubro. 31, Día de los Muertos é comemorado logo após, em novembro. 2. Muitas comunidades que celebram Día de los Muertos também celebram o Halloween, mas nao cunfuda, porque sao duas coisas bem diferentes.

  2. A Ofrenda é um componente centralOfrenda Mexicana

    A Ofrenda é muitas vezes o símbolo mais reconhecido de Día de los Muertos. Este altar temporário é uma forma das famílias honrarem os seus entes queridos e fornecerem-lhes o que precisam na sua jornada. Eles colocam fotos do falecido, juntamente com itens que lhes pertenciam e objetos que servem como um lembrete de suas vidas.

  3.  Marigolds são um componente chaveCalendulas Dia dos Mortos Mexico

    A flor de Cempasuchil, também conhecida como calêndula mexicana, é uma flor laranja brilhante que cresce em torno do México durante o outono.Tornou-se um símbolo importante do Dia dos Mortos. A razão é que é por causa do cheiro excepcionalmente forte da flor.

  4. Diferentes tradições existem em diferentes partes do paísCasal de Caveira Mexicana

    O México é um país muito grande e diversificado e, como tal, não é um lugar homogéneo. Assim, as celebrações do Dia dos Mortos tendem a variar de lugar para lugar. Não é incomum que diferentes cidades tenham suas próprias tradições únicas. Mixquic, nos arredores da Cidade do México, decora a cidade com cadeias de papel e estrelas para guiar os espíritos, enquanto em Patzcuaro, Michoacán, as pessoas viajam para o cemitério andando em barcos à luz de velas pelo lago à noite. Na península de Iucatã, é costume ter uma refeição de férias em que o prato principal é Pib, uma caçarola à base de milho.

  5. Não se celebra só no MéxicoHomem vestido de Caveira Mexicana

    Acredite ou não, os mexicanos não são os únicos a celebrar o Dia dos Mortos. É um feriado amplamente celebrado em todo o mundo. De fato, muitas comunidades religiosas celebram o Dia de Todas as Almas (também conhecido como Dia de Todos os Santos) durante o mesmo tempo que o Dia dos Mortos. O ato de homenagear os mortos é amplamente celebrado em todo o mundo, mas o Dia dos Mortos é único em suas tradições: a Ofrenda, o significado da vida e da morte, o uso de Calaveras, o estilo influenciado por La Catrina, e mais recentemente, as festas nas ruas.

  6. O Dia dos Mortos não é sombrio, é uma celebraçãoFesta Dia dos Mortos

    Embora muitos esperassem que o Dia dos Mortos fosse um dia solene em memória, na verdade é uma ocasião alegre, que significa uma celebração da vida.Em vez de tudo ser escuro e sombrio, como é comumente associado com rituais de luto, o feriado é brilhante e colorido, com decorações enchendo quase todas as casas e espaços públicos do país. É comum ter refeições comemorativas com a família, bem como festas de rua com música e dança. Em muitas cidades, há procissões comemorativas envolvendo máscaras, fantoches e trajes coloridos.

Patrimonio da Humanidade na UNESCO

Unesco patrimonio dia dos mortos

A UNESCO proclamou a "Festa Indígena dedicada aos Mortos", ou celebração de Día de Muertos, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2003 e esta proclamação foi inscrita em 2008.

Perdeu o folego tambem? O Dia dos Mortos no Mexico nunca foi tao bem explicado, temos certeza!!

Se voce curtiu, deixa seu comentario e compartilha com aquelas pessoas fissuradas por Caveiras Mexicanas!

Por último, e não mais importante, visite nossa pagina e acabe com o resto de folego que te sobrou!!

Caveira Roots


Deixe um comentário