CAVEIRA & ROCK: O que significa o Símbolo da Caveira no Rock’n’Roll?

CAVEIRA & ROCK: O que significa o Símbolo da Caveira no Rock’n’Roll?

Tanto você, assim como nós, do Caveira Roots, já deve ter percebido o quanto a imagem de Crânios é utilizada em cenários underground, e com certeza já deve ter se perguntado qual o Significado da Caveira no Rock! Na maior parte das vezes, com um significado não tão claro, mas recorrentemente com a seguinte mensagem de “rebeldia”, “contra o sistema” e “minha vida, minhas regras”. 

Não é de hoje, que encontramos o Símbolo da Caveira no universo Rock’n’Roll. Elas estão estampando álbuns de nossos astros do rock prediletos, entre eles, Guns’n’Roses, Iron Maiden e The Offspring.

Os motociclistas (grande parte são super fãs de rock) também as adotaram, para decorar as suas jaquetas de couro, suas motocicletas e compor seu visual.

Colar de Rock com Caveira

 Além disso, a Moda Rock, que se originou a partir das bandas e o sucesso alcançado mundialmente por elas, também adotou os crânios em suas criações, que variam entre Anéis de CaveiraCamisetas, Luvas e até Leggings para as rockeiras FitnessPor último, não podemos esquecer das Tatuagens de Caveira, espalhadas pelo corpo de rockeiros e metaleiros!

Mas a pergunta não quer calar, e o motivo pelo qual você esta lendo este artigo, é:

“O que significa a imagem da Caveira no Rock’n’Rol?”

As fontes são diversas, algumas fundamentadas e outras não, mas antes de responder a essa pergunta, e compreender qual é a real ligação entre a Caveira e o Rock, é importante nos situarmos brevemente no contexto histórico de onde surgiu o Rock, e já já você vai entender!

Breve História do Rock: como tudo começou?

Show de Rock

Dentre fatos e falácias, sabe-se que o Rock surgiu  a partir de vertentes do Jazz e R&B, estilos musicais oriundos de artistas negros, em meados da década de 40 e 50, nos Estados Unidos.

Naquela época, os protestos contra medidas de segregação racial estavam ganhando expansão e visibilidade, a medida em que a população lutava por direitos iguais, sem divisão entre branco e negro.

Neste contexto, em que a mídia começou a mostrar as guitarras e os gingados do Rock na televisão, houve ataques da KKK (Ku Klus Klan) aos artistas negros, e brancos atacando outros brancos pelo direito de ouvir o tão bom e velho (naquela época novo, rsrs), Rock’n’Roll.

Pulseira de Rock com Caveiras

A medida em que os solos de guitarra foram tomando os corações dos espectadores, criou-se o conceito de uma “Nova América”. E o Rock que surgiu em meio a um movimento por igualdade e liberdade, resinificou-se de somente um novo gênero musical,  a um movimento inter-racial. Em que brancos e negros misturavam-se e conviviam.

Caveira e Rock: afinal qual é o elo entre eles?

Caveiras em Fundo Preto

Agora que te contextualizamos na história do Rock, e na mensagem de luta por igualdade que ele representava, eis que surge a Caveira Rock Significado que você tanto quer saber!

A Caveira no Rock possui uma gama de representações, que se ressignificaram durante esses aproximados 70 anos de muita história e lutas. 

Seu forte apelo visual ao obscuro e macabro, não passa despercebido. As bandas que se originaram do HardRock e Heavy Metal, a adotaram, gerando um ar de alto teor ao repúdio, que atraiu uma legião de fãs que se identificavam com esta mensagem. 

A chegada das Caveiras na Representação do Rock’n’Roll

Rockeiros vestidos de caveira

Para você entender melhor a trajetória dos Crânios no Rock, fizemos uma linha do tempo, das cinco  bandas de rock mais conhecidas, que popularizaram e aliaram a imagem do Crânio ao bom e velho Rock.

Quais foram as Primeiras Bandas de Rock que usaram os Crânios para identificação visual?

A Caveira do The Greatful Dead (1971)

The Greatful Dead Caveira

Sua primeira aparição foi no disco da Banda de hardrock The Greateful Dead, em 1971, e então, sua imagem foi cada vez mais difundida no cenário do Rock.

Sem nome oficialmente registrado, ficou conhecido com Skull and Roses (Caveira e Rosas) e Skull Fuck (algo como Crânio Foda), justamente pela capa, em que é exibido um Esqueleto com uma coroa de Rosas.

A Caveira do Guns’n’Roses (1987)

Guns n Roses Caveira

Álbum de estreia do grupo Guns’n’Roses, o Appetite for Destruction foi sem dúvidas um marco na história do HardRock! 

Músicas como Paradise City, Sweet Child on Mine e Welcome to the Jungle, foram lançadas junto ao album, e são hits que sem sombra de dúvida estão na ponta da língua de toda a geração dos anos 80 até os 2000!

O grande escândalo, foi com a capa do disco, que até então trazia uma gravura um tanto perturbadora, em que mostra uma mulher vítima de violência sexual (horrível né?!). Polemizada- e com razão-, a gravura foi alvo de diversas denúncias, sua reprodução foi proibida nos Estados Unidos, e então a banda -que é americana-, mudou a capa, com um crucifixo e a caricatura dos músicos em forma de Caveira, como mostra a seguir:

A Caveira do Misfits (1987)

Caveira dos Misfits

Impossível falar de Caveiras do Rock, sem mencionar a galera do The Misfits! A Caveira dos Misfits apareceu junto á música “Horror Business”, em 1978, que impulsionou o estilo Horror Punk na música, um subgênero do Punk Rock.

A partir daí, esse esqueleto se tornou um “mascote” para Gleen Danzig e toda a banda, sendo visto estampados em posters e camiseta durante todo o percurso da banda!

A Caveira do Social Distortion 

Caveira do Social Distortion

Fundada e liderada pelo vocalista e guitarrista Mike Ness, o grupo de punk rock Social Distortion também aderiu à Caveira no seu emblema. 

Na gravura, podemos ver um esqueleto boêmio, segurando um cigarro e uma taça com bebida de cor vermelha, com sorriso largo e aparentemente dançando.

Em entrevista a Revista Rolling Stones (2011), o líder Mike Ness diz que o Esqueleto do Social Distortion veio de uma ideia no Ano Novo, mas sem uma razão específica. Confira abaixo:

A Caveira do The Offspring (1994)

Caveira do Offspring

Outra banda muito querida, que também é adepta as Caveiras, é a Banda The Offspring! 

No álbum Smash, lançado em 1994 (e posteriormente remasterizado em 2008), ouvimos os famosos singles “Bad Habit”, “Come Out and Play”, ‘Gotta Get Away” e “Self  Esteen”!

E Enfim, as Caveiras e o Rock: Simbolismo e Identidade

Guitarrista fazendo show de rock

Paralelo à explosão do Rock e à  correlação das Skull com as bandas, começou uma nova perseguição com os rockeiros e seus crânios, onde grupos extremistas de religiosos consideravam as Caveiras, e o próprio Rock’n’Roll como “representação da morte” e “pacto com o capiroto”kkkkk (melhor rir que chorar né?!).

 Maaaas, nós sabemos que tem uma mensagem e um significado muito mais puro (e do bem), e que resumidamente traduz a história do Rock’n’Roll, de que

 “Assim como as Caveiras, somos todos iguais. Independente de cor, raça, aparência, religião, status social... E que no fim da vida, todos somos e seremos, Caveiras".

Parece até um pouco clichê, mas lendo todo esse artigo, agora tudo faz mais sentido do porquê os Crânios serem reproduzidos com tanta frequência no Universo Rock’n’Roll!

Porque o Rock'n'Roll foi MUITO IMPORTANTE para romper com os movimentos separatistas entre brancos e negros, pobres e ricos. Os crânios eram usados para mostrar rebeldia contra o sistema da época. Invasão das igrejas extremistas na vida das pessoas. Mídia cruel e exclusiva.

A imagem da Caveira trazia a ideia de protesto e impunha respeito, mas com a belíssima mensagem de igualdade e equidade. Com o tempo, os rockeiros e punks as adotaram como identidade visual, e usavam muitas joias, com destaque aos Anéis de Caveira em seu dedo indicador, Keith Richards é a prova viva:

Anel de Rockeiro Keith Richards

 

Bonito não?! Concorda com a Galera do Caveira Roots que o real significado da Caveira no Rock, é muito mais irado que o dos grupos religiosos?!

E você?! Também curte o estilo Rock’n’Roll?! Que tal se vestir a caráter como um bom rockeiro, ou uma boa rockeira, com os melhores artigos de Moda Rock, inspirados nas Caveiras?!

Brincos de Rock com Caveira

Se você gostou do nosso artigo sobre o Significado da Caveira no bom e velho Rock'n'Roll, sua história e as bandas que popularizaram os Crânios no universo Underground, nao esqueça de compartilhar com todos que amem Rock e Caveiras, claro.

☠️Um grande abraço da comunidade Caveira Roots, e até a próxima.☠️


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados