Qual a Origem e o Significado da tão emblemática Caveira Mexicana?

Qual a Origem e o Significado da tão emblemática Caveira Mexicana?

 Bela, florida, colorida e misteriosamente cheia de vida. O Significado da Caveira Mexicana sempre foi uma incógnita para muitas pessoas, embora sua figura seja rapidamente reconhecida.

Enquanto a tradicional Caveira é vista frequentemente como símbolo de perigo, agressividade e até morte, a Calavera Mexicana transborda alegria, arte e até tendência de moda, onde as vemos frequentemente estampadas em Anéis de Caveira, Camisetas, Roupas Esportivas, e belíssimas tatuagens.

Anel de Caveira Mexicana

Nós, que somos vidrados, loucos, fissurados por Crânios, pesquisamos a fundo para responder esta resposta (um de nossos parceiros fez um intercâmbio no México nos tempos de faculdade, portanto já adianto que trouxemos MUITAS revelações inéditas para vocês, que não estão na internet).

Sabemos que simbologias estão ligadas ao tempo e a cultura, e por diversos fatores vão se ressignificando. O México (de onde vem nossa Catrina) é um país riquíssimo em lendas, histórias e regado a muita tequila; portanto, precisamos deixar claro duas coisas! 1° Não foi fácil achar a verdadeira resposta do que significa a Caveira Mexicana. 2°, Mas nós conseguimos, e você ficará realmente surpreso- garanto-.

Origem da Caveira Mexicana

Origem da Caveira Mexicana com Flores

Vindos do México, os Crânios Mexicanos tiveram sua primeira aparição na obra de José Guadalupe Posada (1852-1913), que foi posteriormente ressignificada e popularizada por Diego Rivera em sua obra “Sueno de una tarde dominical en la Alameda”. Com forte apelo no Dia de Los Muertos, que começou a ser celebrado na década de 1920 no dia 2 de novembro, século XX, no Dia dos Finados. Essa figura veio para ficar, e explicaremos agora o porque:

Dia dos mortos no México

A morte, é sempre uma surpresa, por mais previsível que possa ser. Você, caríssimo leitor ou leitora, pode fazer como os espartanos que fixam a morte diante de seus próprios olhos, de modo frio e bruto. Alternativamente, você pode fazer como os mexicanos, e rir dela. A cultura mexicana imagina a morte como um belo e confortável trono, em um reino feliz e colorido, cheio de vitalidade e livre dos pecados mortais- independente das suas crenças religiosas, é nesse “pos morte” que os mexicanos acreditam fielmente-.

Caveiras Mexicanas em Dia de Los Muertos

Tudo isso começou com a Celebração do Dia dos Mortos, ritual herdado do povo indígena, que por sua vez, vieram de seus ancestrais povos maias e astecas. Essa celebração, que ocorria normalmente no mês de agosto, foi alterada para fim de outubro/ início de novembro pelos colonizadores espanhóis, que ficaram surpresos com os rituais indígenas. A mudança ocorreu por conta do Dia de Todos os Santos, Dia dos Finados e os feriados católicos, para “comemorar tudo junto”. Oficialmente, a celebração iniciava dia 31 de outubro até o dia 2 de novembro, pois acreditavam que nesse período os mortos retornavam para à terra reencontrar seus familiares.

O Surgimento da Calaveira Mexicana

Na Festa dos Mortos, era costume das famílias “tradicionalistas”  guardar os Crânios de entes queridos que haviam falecido, pintando-os com diversas cores e os enfeitando com flores, pois acreditavam que la se guardavam as memórias, e assim poderiam ter eternamente a energia e essência daquela pessoa.

Caveiras Mexicanas Coloridas Origem

Acreditava-se que neste período, que se inicia em 31 de outubro, os mortos eram recebidos na terra por suas famílias através de altares elaborados em suas casas e nos cemitérios. Os altares são decorados com muitos itens que eram de agrado do falecido da família (e seu próprio Crânio pintado e decorado com flores). Diversos aromas fortes e velas eram implementados, pois, poderiam auxiliar os mortos a chegarem aos seus altares, e consequentemente, a ficarem próximos a suas famílias. Fotos dos falecidos, porções de suas comidas e bebidas favoritas, brinquedos de crianças e roupas de cama. Mesmo os artigos de limpeza, como sabonete, shampoo e creme de barbear faziam parte do altar, na crença de que as almas poderiam estar cansadas de suas longas jornadas do paraíso até à terra, e poderiam querer se refrescar. Cada família à sua maneira. 

Altar do México Dia de Los Muertos

Altar Mexicano

    Historicamente, esse altar mexicano se dividia em diferentes níveis (1 ao 7), dispostos da seguinte maneira:

    • Nível 1) Divisão entre Sol e Terra, com uma cruz florida, e elementos que representavam a natureza;
    • Nível 2) Fotografias da pessoa falecida e seu crânio, ou as calaveras de açúcar;
    • Nível 3) Alimentos e bebidas que a pessoa gostava de comer;

    Os três primeiros níveis representavam a Santa Trindade, por parte do catolicismo, mas também o submundo, do lado dos astecas.

    Do quarto ao sétimo nível, geralmente eram expostos sal para purificar o espirito, imagens de santo e flores, que representavam os sete pecados capitais, ou os sete passos para se chegar ao paraíso. 

    Tudo dependia da família, não existia uma regra.

    Então essa crença ritualística começou a se propagar, e a Celebração trouxe a Caveira Mexicana como simbolo mais poderoso e representativo do ritual mexicano

    Então, qual é o significado da Caveira Mexicana?

    Mulher Mexicana

    O significado da Caveira Mexicana é a memória da vida de que se levou, e as pessoas a quem cativamos. O símbolo do crânio colorido é para lembrar com felicidade e alegria das pessoas queridas que já estiveram fisicamente na terra, e que somos todos iguais perante a morte. Por isso são usadas muitas cores e flores, para dar alegria e transmitir paz, que a morte é somente uma passagem, e que se fizermos o bem em terra, encontraremos o paraíso eterno.

    Esta é a definição 100% correta, de acordo com os povos mexicanos e com toda literatura minuciosamente revisada acerca da cultura. 

    E você que ama Calaveras del México, quer sentir a essência e energia desse simbolismo? Podemos te ajudar, confira:

     Anel de Caveira Mexicana em Prata

    Conheça agora o conceito do Cranio Mexicano nas Tattoos, Makeup e a famosa Catrina:

    Conceito da Tatuagem da Calavera Mexicana

    A tatuagem de Caveira Mexicana teve suas origens nos Estados Unidos, e traz consigo o conceito da vida eterna, e a homenagem a uma pessoa já falecida. Além de proteger contra energias negativas e maus espíritos. As pessoas que tatuam a Caveira Mexicana querem afirmar seu estilo, defender seus valores (de que somos todos iguais) e sua história. Mas é claro, também querem colocar um pouco de cor e alegria na pele, pois é isso que significa a Tattoo de Calavera Mexicana.

    Quer tatuar uma Caveira Mexicana e ainda nao decidiu o profissional? Da uma olhada no trabalho do Filipe Tonon:Tatuagens de Caveira MexicanaTatuador: @filipe_tonon | @braviotattoo

    Conheça agora os principais tipos de Tattoos de Cranios Mexicanos e o que elas significam:

    Tatuagem de Caveira Mexicana Feminina

    As mulheres que tatuam a Caveira Mexicana optam geralmente por um desenho mais delicado, nas coxas ou panturrilhas. Tem também as que gostam de tatua-la no antebraço, sempre com muitas flores. As clientes que mais pedem esse estilo de tatuagem são as motociclistas e rockeiras e góticas. Geralmente optam por um desenho mais underground, traçado no preto e cinza.

    Tatuagens de Caveiras Mexicanas Femininas
    1) Tatuadora: @rayanedefrancatattoo
    2) Tatuador: @filipe_tonon 
    3) Tatuador: @zero01tattoo 

    Tatuagem de Caveira Mexicana Masculina

    Homens gostam muito de tatuar a Calavera Mexicana nos braços. Enquanto alguns preferem- a mais colorida, outros mantem seu desenho mais dark. Quanto maior, melhor; comentou conosco um amigo tatuador. Os rapazes que mais tatuam o Cranio são os motociclistas e rockeiros, principalmente os que participam de bandas de hardrock.

    Tatuagens de Caveira Mexicana Masculinas1 e 2 )Tatuadora: @mayaragodoy | 3 e 4) Tatuador: @barbatattoomg

    Caveira Mexicana com Rosa

    Essa tatuagem de Caveira com uma Rosa Vermelha é a representação perfeita da dualidade. O contraste entre a vida e a morte. A grandeza e a decadência. Ha quem interprete também como um símbolo da fé, o amor, as raízes e o mundano, material. A Caveira com as Rosas é uma bela metáfora sobre a brevidade da vida e a eternidade do espirito.

    Tatuagens Catrina com Rosas1 e 2) Tatuador: @venceslau.santos | 3 e 4) Tatuador: @barbatattoomg

    Tattos de Caveira Mexicana Catrina

     Sem dúvidas, é a mais requisitada entre as garotas. Enquanto algumas preferem delicada e bonequinha, outra são mais ousadas e tatuam ate celebridades e familiares que já faleceram na versão Catrina (que é a mulher calavera). 

    Da uma olha nas Tattoos de Catrina dos renomados tatuadores  Venceslau Santos e Mayara Godoy:

    Tatuagens de Caveira Catrina1 e 2) Tatuadora: @mayaragodoy | 3 e 4) Tatuador: @venceslau.santos

    Quem é a Catrina?

    Caveira Mexicana Catrina no Dia de Los Muertos

    Origem da Catrina

    Arte de José Guadalupe Posada, a bela imagem da Mulher Caveira anteriormente chamada de a Calavera Guarbancera, conquistou o mundo pela beleza, cores e originalidade. Seu nome mais conhecido, Catrina, e o qual “oficializou-se”, foi devido a ressignificação da obra de arte feita por Diego Rivera, o pintor famoso por ser o esposo da Frida Kahlo, uma das pintoras mais prestigiadas do México.

    A Caveira Mexicana Catrina significa a crítica contra os governos de Benito Juarez, Sebastian Lerdo de Tejada e Portirio Diaz, os horrores da política e a hipocrisia da sociedade mexicana. Também dizem que a crítica se voltava para a classe social mais desfavorecida financeiramente, que renegavam suas origens indígenas e gostavam de aparentar um estilo de vida europeu. Por isso, as roupas de gala luxuosas, e sua aparição em jantares da alta sociedade (como foi pintado no Quadro de Diego Rivera).

    Na verdade, a mensagem era o mais simples possível: que todos somos iguais e que as diferenças sociais são irrelevantes perante a morte.

    Muito presente no mundo da moda (principalmente das rockeiras), a Catrina é pintada sob diversas cores e sua cachola foi ganhando imagens mais delicadas, ou um tanto inusitadas, confira:

    Catrina Maquiagem: Tutorial passo-a-passo da Makeup 

    Mulher com Maquiagem de Caveira Mexicana

     

    Observando essa bela imagem acima, você deve estar se perguntando “Como fazer maquiagem de caveira mexicana feminina?”. Ou então “O que precisa para fazer uma maquiagem de caveira mexicana?”.

    Muito usada nas festas de Halloween, e obviamente nas Comemorações do Dia de Los Muertos, as Makes de Catrina fazem um sucesso enorme, principalmente entre as mulheres. 

    Para fazer a make do Cranio Mexicano em casa é muito fácil e rápido. Siga nosso tutorial e em 15 minutos no máximo você ficará pronta. Confira:

    1. Preparar bem sua pele e deixá-la bem pálida na cor dos ossos, como mostra a foto acima. O ideal é passar um primer para fixar a maquiagem e evitar a oleosidade e dilatação dos poros. Passe uma base bem branca e espere secar.
    2. Em seguida, pegue um delineador preto para contorno dos olhos e  nariz, para dar um efeito gótico e profundo. A ideia é imitar o Cranio da Caveira, para em seguida colori-la.
    3. Escolha tintas coloridas para a pintura em seu rosto. Lembre-se que quanto mais cores, melhor. Você pode desenhar flores, rosas-vermelhas, fazer pontilhados ao redor do rosto, ou naipe de cartas.
    4. Atenção para a boca. Hidrate-a e depois passe um corretivo branco. Puxe dois traços dos cantos dos lábios e em seguida rique tracinhos verticais. Para dar um visual mais dark, pinte a parte inferior da boca de preto, da um efeito incrível de profundidade.

    E agora esta pronta a sua Maquiagem de Caveira Mexicana! Se você for homem e quiser copiar a dica, fique a vontade, funcionará igual.

    E se for Fã dessa figura icônica, ou conheça quem ama a Catrina, da uma olhada:

    Leggings de Catrina

    Caveira Mexicana Atualmente

    Hoje em dia, ela, a belissima Calavera Mexicana tem sua mesma significação: respeito e memoria aos que já se foram. A lembrança eterna daqueles que já estiveram em terra, e que somos todos iguais internamente e perante a morte. Este sempre foi e sempre sera seu maior conceito.

    Celebraçao Dia dos Mortos Atualmente

    Coloridas, com desenhos, flores (em especial rosas-vermelhas), este crânio conquistou a população, e até atualmente, protagoniza espetáculos e cerimonias do Dia de Los Muertos por todo o território mexicano, onde é mais popular nas cidades de Aguas Calientes, Cidade do México e Morelos.

    Calaveras de Dulces e o ritual Mexicano

    Calaveras de Açucar Dia de Los Muertos

    Hoje em dia a divertida e cômica cerimônia mexicana é comemorada e representada por pequenas Calaveras Dulces (Caveirinhas de Açúcar), para adornar altares, servir como oferendas e oferecer aos falecidos, durante cerimônias super festivas (geralmente no dia 2 de novembro). Originárias do Oriente Médio, foram para a Espanha e os espanhóis colonizadores que a trouxeram para o México, no qual a tradição "pegou". Feitas de açúcar com água fervida, limão e muitos corantes, as famílias mexicanas registram o nome de entes queridos nas Calaveras, ou seus próprios nomes, a fim de guardar seu lugar no pequeno paraíso, como dizia a lenda antigamente. 

    Importante enfatizar que este ritual contemporâneo substituiu os reais Crânios. Isso mesmo. Como havíamos mencionado, muitas famílias guardavam os Crânios de parentes próximos, e pintava-os com diversas cores e os enfeitava-os com flores, pois se acreditavam que lá se guardavam as memórias, e assim poderiam ter eternamente aquela pessoa. Como cultura e tempo mudam, as Caveirinhas Açucaradas e coloridas roubaram a cena e são muito usadas hoje nos festivais do Dia de Los Muertos, e até nas festas de Halloween americanas, sabia? 

    Também são feitas de chocolate, amendoim e demais doces. No fim das contas quem mais se divertem são as crianças e jovens, que se deliciam ao fim dos festivais, com muitas risadas, para não perder o costume tradicional mexicano.

    Legal não é mesmo? E você? Quer homenagear um falecido, ou simplesmente dar uma festa no melhor estilo rock’n’roll? Que tal você mesmo produzir as calaveras açucaradas? Temos exatamente a Forma de Caveira que você precisa para dar forma aos seus doces de maneira rápida e prática, olha só:

    Formas de Caveira

    Patrimônio Imaterial da Unesco Dia de Los Muertos e Caveira Mexicana

    Celebraçao Dia de Los Muertos Mexico Unesco

    Você sabia que o termo "patrimônio cultural" na UNESCO não se limita apenas  a monumentos ou objetos? Expressões vivas de cultura ou tradições que foram passadas de geração em geração também estão incluídas, e o Dia dos Mortos não é uma exceção. Em 2008 a UNESCO declarou Dia de los Muertos a sua lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

    E então caro leitor que nos acompanhou até aqui. O conceito do Crânio Mexicano surpreendeu você? Tem algo a mais que você gostaria de acrescentar? Conta para gente e contribua com o compartilhamento de informações (úteis) no mundo virtual. Vale a pena compartilhar com a galera rock’n’roll hein?! Se voce tiver tatuagens de Caveira Mexicana, que tal enviar para a gente ver? Gostariamos muito de postar no nosso Instagram @caveiraroots.


    15 comentários


    • Érica Giovanna

      Muito interessante, pois permitiu um grande aprofundamento acerca do universo das caveiras… Trazendo inclusive informações antes pouco conhecidas👏👏


    • Lídia Castro

      Artigo super da hora ,sempre bom deixar bem claro q caveira não significa tão somente morte como coisas das trevas ,e sim igualdade por isso amo caveiras e tenho várias tatuagens da mesma ,para os leigos de plantão q fique bem claro q perante a vida ou a morte somos todos iguais 🤘🏻💀


    • Filipe

      Artigo excelente!
      keep rocking, skulls!


    • Greicy

      Amei, creio que poucas pessoas sabem da origem dessa caveira, inclusive eu n sabia haha


    • Larissa Rodrigues

      Eu já sabia que o dia de finados no México era uma espécie de comemoração aos que já partiram desta, mas conhecer melhor essa comemoração me deixou fascinada. Gostei muito de saber sobre essa celebração, agora só falta ir até lá pra ver de perto…🙂


    Deixe um comentário

    Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados